CIRCUITOS

Em 2023 o projeto CIRCUITO trabalhou sobretudo sobre dois eixos temáticos: a memória coletiva de Valença, nomeadamente as trapicheiras (mulheres que se dedicavam ao contrabando Valença-Espanha nos tempos de escassez durante o Estado Novo) e a sustentabilidade.

Procurámos, como tem vindo a ser apanágio do trabalho da FOmE, trabalhar os temas através de abordagens simbólicas e metafóricas, que fujam de uma representação direta masque incitem à contemplação do mural, como obra de arte em si. Procuramos também respeitar a abordagem de cada um dos artistas.

Este projeto, colaboração com o Município de Valença, tem como objetivo fomentar a fruição artística e estética na cidade, nomeadamente junto dos mais jovens, além de educar para os temas trabalhados e dotar a cidade de novos pontos de interesse artístico acessíveis no espaço público ao alcance de todos.

MOVIMENTOS PENDULARES

“A horas certas iniciam-se e reiniciam-se movimentos pendulares. Os comboios marcam as paisagens urbanas e suburbanas, em termos visuais, sonoros e sociais. Têm acompanhado os desenvolvimentos das cidades e vilas e operam como símbolos de uma vivência marcada por uma massa proletária multicultural que se desloca aos magotes diariamente.”

Movimentos pendulares é uma série de três instalações visuais e sonoras ativadas esporadicamente por performance ao vivo que reflete sobre as questões em torno dos movimentos e evolução ferroviária especificamente na Linha do Sado.